terça-feira, 13 de março de 2007

RAID Slot Arrábida

Foi um grande convívio a 1ª Prova de Raid 2007 do Slot Arrábida realizada no passado dia 10 de Março em Azeitão.
Com a participação de 41 viaturas distribuídas pelas classe (T1, T3, T4 e T5) a prova foi um sucesso e o equilibrio foi a nota dominante entre os primeiros classificados.
No Grupo T1 reservado aos carros de origem o 1º lugar foi de Paulo Cunha seguido de muito perto por Paulo Campos e de Marcos Quintas.
No Grupo T3 (Protótipos) Paulo Campos foi o primeiro, Pedro Figueiras o segundo e Rui Sá Gomes o terceiro.
Nos Camiões (T4) Pedro Figueiras levou a melhor sobre Mário Rosas e José Cunha, 2º e 3º respectivamente numa prova muito engraçada onde eu fiquei em último com o meu camião do chinês alterado, melhores dias virão...
Finalmente a prova T5 (Motos 4) onde apenas dois pilotos se aventuraram, o José Aleixo primeiro e o José Cunha segundo.
A organização este bem como é habitual no Slot Arrábida, apenas um senão, o atraso no inicio o que fez com que a prova se prolonga-se para lá das 21h30.
Esperemos que o pessoal começe a cumprir os horários.
Para terminar apenas a informação que vou muito em breve colocar no WEB SLOTBRR as fotos e videos da prova bem como as classificações.
Boas preparações.

quarta-feira, 7 de março de 2007

Turismos


Faltei à primeira prova do Troféu de Turismos e parece que não fui o único pois dos 24 inscritos só seis compareceram na prova que teve como vencedor com 191,38 voltas/metros Paulo Cunha seguido por Pedro Figueiras e Álvaro Braga com 188,16 e 177,17 respectivamente.
Na segunda prova verificou-se novamente muitas ausências, ficando a participação pelos 12 pilotos onde saiu vencedor novamente Paulo Cunha com 189,21,em 2º Pedro Figueiras 187,38 e 3ª Álvaro Braga 180,03.
A minha prova correu-me mal pois tinha o chassis mal colado, só tinha conseguido fazer umas voltas na véspera , as rodas traseiras roçavam na carrocaria e o carro tinha um comportamento muito mau na travagem e não tive tempo para rectificar o problema, fiz uma prova calculista e fiquei no 9º lugar com 159,36, que mesmo assim não foi mal de todo tendo em conta o que atrás referi.
A organização teve bem como é apanágio do sr. Cunha, pena tem sido a falta do pessoal.
Na Web SlorBrr estão disponiveis as classificações e algumas fotos.


terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Campeonato de Turismo

Começa no sábado o campeonato de Turismos do Slot Arrábida e eu ainda não mexi no carro.
Como devem saber vamos correr com chassis da Hobby Slot e carroçaria que mais gostarmos, e as únicas alterações são de pneus e patilhas não podendo o motor sair de Azeitão, local da prova.
Vou utilizar uma carroceria Alfa 156 Racing da Fly que adquiri no Slot Arrábida e entreguei ao meu amigo João Correia, que também comprou uma, para pintar.
Nem sempre temos tempo para fazer o que mais gostamos e chegados à semana de incio do campeonato lá foi o João pintar os carros e qual o espanto que os kits não traziam ailerons nem espelhos... grande azar.
Comunicado o facto na loja.
Reclamação feita ao fornecedor.
E... lá vamos ter de esperar que venham os ditos acessórios.
Apesar do aspecto um bocado foleiro lá vou ter de correr com o carro assim, pois não tenho nenhuma carroçaria de substituição.
Mas sábado vou tentar dár o meu melhor para me divertir em mais uma tarde de sábado.

sábado, 3 de fevereiro de 2007

Crise. Sim ou Não?

Muito se tem falado e escrito sobre a crise nos Slot Cars em Portugal e suas consequências no futuro deste Hobby.
Começo por dizer que a crise existe mesmo , mas é geral e nota-se muito e cada vez mais na nossa vida quotidiana, como tal os Slots sendo um hobby vão ser afectados por essa falta de "Euros" na carteira, passando para segundo lugar (ou terceiro...) nas nossa despesas.
Falta dinheiro, primeiro e principal... ponto.
Um questão que é sempre colocada quando se fala de slots, é os slots são um hobby ou são um negócio ou uma modalidade desportiva?
Na minha opinião é todas essas coisas.
Passatempo (Hobby) claro que é todos nos começamos por isso e hoje a maioria das pistas vendidas nas lojas de brinquedos tem isso como objectivo.
Negócio pois claro, as pistas/lojas começam sempre por alguem que tem os slots como passatempo e que vê aí uma forma de negócio, digno e respeitado.
Modalidade desportiva também acho que sim, hoje muitos de nós pensa como por os carros a andar melhor com maior estabilidade e competindo com outras pessoas nos mais diversos locais de uma forma mais ou menos saudavél.
Outra questão poder fazer-se entendimentos entre os vários clubes/pistas e lojas/pistas para uniformizar regulamentos e poder realizar-se provas inter clubes/pistas/lojas. Eu não vejo mal nenhum nisso mas o contrario também é vláido e provavelmente mais viável de realizar para a maioria dos slotistas que não tem interesse a grandes deslocações para participar em provas.
Criar associações ou federações nos slots não vejo grande necessidade visto que são poucas as competições entre clubes que não acho necessário a criação de entidades reguladoras das competições. Quando noutras ocasiões falei em associações foi com sentido de colectividade/clube não em entidade reguladora.
Posto isto, muito ficou por dizer mas em jeito balanço para mim o slot é um hobby onde o resultado não é o mais importante mas que não me inibe de melhor preparar os bólides para procurar uma melhor classificação. Pratico por norma no Slot Arrábida mas já fui a outras pista sempre com o objectivo de me divertir.
Até á próxima.
Boas preparações

domingo, 7 de janeiro de 2007

DAKAR 2007


Foi com grande entusiasmo que me levantei da cama pelas 04h00 de sábado "Dia de Reis", para com amigos (João Correia, António e Pedro Figueiras) me deslocar até Grândola para poder assistir ao vivo a passagem da caravana do Dakar por Portugal.
Chegamos ao local perto das 8h00, não antes de termos estado perto de 1 hora numa imensa fila de veiculos de todos os géneros e feitios carregados de pessoal ansiosos como eu para ver as máquinas a passar, depois de estacionar o carro, foi o caminho a pé até ao troço e escolher o melhor sitio para tirar umas fotos.
O dia estava espectacular, pouco frio e um sol brilhante fazia crer que ia ser um bom dia.
Eram cerca das 9h30m que começamos a ouvir o rocar das máquinas.


A emoção começou e o pessoal começou a levantar-se e a aplaudir e incentivar os pilotos á sua passagem o que muitos agradeciam acenando com a mão ou cabeça em sinal de agradecimento. Começamos pelas quad e motos mas o grande momento iam ser quando fossem os carros e camiões a passar. Nos tempos mortos que não eram muitos, lá ia uma sande um sumo ou qualquer outra coisa para mordiscar que o dia ia ser longo, as conversas eram sempre sobre carros, provas ou pilotos como era de esperar, faziam-se vaticínios e apostas sobre as classificações e os vencedores até que se ouve um barulho mais forte e logo se põe tudo a postos: - Os carros vêem ai. É o delírio os volkswagen e os mitsubishi iniciam o desfilar das máquinas, os mais aplaudidos são os portugueses, mas todos são recebidos com alegria.

Tudo para mim neste dia foi bom, mas os camiões foram o máximo da emoção por mim vivida , o facto de nunca ter presenciado ao vivo á passagem de um camião de competição de Raid deixou-me em grande vibração pelo desempenho de máquinas e homens nesta categoria, foi simplesmente o delirio.

Vêr passar cerca de 600 veículos em 8 horas para muitos que teria sido uma grande seca, pois para mim foi um dos grandes dias que vivi no desporto motorizado a par da F1 ou os Rallys de Portugal dos anos 80, uma emoção dificil de descrever mas que os amantes deste desporto percebem bem, em pé, em cima de árvores ao sol ou á chuva, comendo pó ou levando com a água de possas ou ribeiros, tudo vale para ver as máquinas em acção.
Depois disto tudo fiquei com uma certeza para o ano vou voltar.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

ANO NOVO

Começo por desejar um Bom Ano a todos, com muita alegria e saúde e com slots"pois claro".
Estou a escrever este post no primeiro de 2007 entre camarões e bolo rei com som da Floribela de fundo, e a algazarra normal em dia de festa e com a famila junta.
Mas não foi para isto que estou aqui.
Quero falar de alguns dos projectos que tenho nos Slots para o novo ano.
Comecei ainda no velho 2006 a mudar o meu website, espero que o visitem e me deixem a vossa opinião. Criei um logo para o meu "team" hehehehe, para começar o ano com nova cara. Isto foi na área da imagem, agora na área dos bolides propriamente dito, estou em fase de conclusão de um camião para Raid que espero mostrar em breve. O projecto de uma pista de treinos para rally está bem encaminhado e a sua conclusão esperada para a Primavera, apurar a técnica de preparação dos bólides para competição está nos meus horizontes bem como projectos na área dos kits e a melhoria na tabela classificativa nas provas de slots são alguns e muitos dos desejos que pedi.
O mais importante projecto é de cimentar as amizades feitas á volta das corridas e dos treinos no Slot Arrábida.
E por aqui me fico, tenho de ir, já sinto o cheiro de um leite creme acabadinho de ser queimado...
Bom 2007

sábado, 23 de dezembro de 2006

Boas Festas


Chegaram ao fim as provas no Slot Arrábida, foi um ano de grandes competições nas mais variadas categorias, com vencedores mais ou menos "esperados", mas com grande competividade e desportivismo.
No que a mim diz respeito, iniciei a minha "carreira de piloto" em Fevereiro nos rallys Clássicos e Grupo N, passando depois pelos S1600 e Grupo B, fiz uma passagem pelo Raid e exprementei o fascinio da velocidade no Troféu Ninco Super GT.
Posso dizer que a minha participação foi bastante positiva em todos os aspectos: resultados, conhecimentos, experiencias e acima de tudo o facto de ter conhecido no Slot Arrábida um grupo de pessoas excelente, desde o pessoal da casa, o sr.Cunha e familia bem como todos os participantes das mais variadas iniciativas que tive o prazer de conhecer. A todos o meu obrigado por me acolherem no vosso convivio.
E como estamos em época festiva desejo a todos um Bom Natal e um Próspero Ano Novo.
Que o Pai Natal deposite uns Slots em todas as chaminés!!!